Newsletter
 
      Nº 3 -  1/2020

Consultores de engenharia, eficiência hídrica e energética

 
 

Auditoria energética preliminar sem custos

 

side image

A realização de uma auditoria energética é sem dúvida uma vantagem estratégica que garante otimização máxima. A eficiência energética não é apenas importante do ponto de vista ambiental, mas constitui também uma oportunidade para obter benefício económico pela redução dos custos energéticos, o que tem um impacto positivo em qualquer organização, sobretudo num contexto de contínuo aumento dos preços da energia.

 

Na EFICIÊNCIA PLUS desenvolvemos uma metodologia específica para a realização de auditorias energéticas, que comporta três etapas:

 

  • Etapa 1 – Elaboração do Relatório Preliminar de Auditoria Energética, sem custo ou compromisso para o cliente

  • Etapa 2 – Elaboração do Relatório de Auditoria Energética.

  • Etapa 3 – Implementação do plano de Acão.

Na figura-se seguinte apresenta-se o faseamento dos trabalhos.


side image
 

ETAPA 1 – Auditoria energética preliminar

 

Nesta fase efetuaremos uma pré-análise do funcionamento da instalação com base na informação disponibilizada pelo cliente, a saber:

  • Facturas ou outros documentos que contenham informação sobre a potência contratada, tensão (média ou baixa), tipo de contrato, preço da energia.

  • Potência dos grupos electrobomba, ponto de funcionamento, de caudal e pressão, horas de funcionamento ou volume bombeado, marca e modelo dos equipamentos;

  • Existência ou não de variadores de velocidade;

  • Tipo de sistema associado à estação de bombagem, mencionando a existência ou não de automatização.

Num curto prazo será elaborado um relatório preliminar sem qualquer custo para o Cliente, sobre a instalação onde será estimado um potencial de poupança.

ETAPA 2 – Elaboração do Relatório de Auditoria Energética

Caso o Cliente entenda avançar com o processo de melhoria do desempenho energético da instalação, proceder-se-á ao aprofundamento da informação recolhida na ETAPA I, incluindo a deslocação ao local para recolha e análise de dados, tendo em vista a elaboração do Relatório da Auditoria Energética da Instalação. 

.

Este relatório, a elaborar no prazo máximo de um mês após seguirá o faseamento apresentado na figura seguinte.

  side image  
 

O custo deste Relatório, a acordar no início desta etapa, poderá ser incluído no Project Finance do investimento previsto.

Etapa 3 – Implementação do Plano de Ação

Nesta etapa estão incluídos os trabalhos inerentes à implementação das medidas melhoria do desempenho energético da instalação.

O cliente poderá optar pela contratualização direta dos trabalhos a uma entidade terceira, fazendo a EFICIÊNCIA PLUS o acompanhamento dos trabalhos, ou poderá ficar a EFICIÊNCIA PLUS encarregue da realização dos trabalhos 

Será colocado em prática o plano de monitorização previsto na Etapa 2 de forma a acompanhar o desempenho da instalação. O plano de monitorização inclui a emissão de relatórios periódicos para o cliente onde será avaliado o desempenho da instalação de acordo com os indicadores definidos.

 
  Contacte-nos. Teremos muito gosto em corresponder às suas espectativas.  
 

EFICIÊNCIA PLUS - Consultadoria. & Serv. Técnicos, Lda
info@eficienciaplus.pt
www.eficienciaplus.pt
Remover subscrição

   
 
Social media